"18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. 19 E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos. 20 E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. 21 Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?"

(At 9.18-21)


Num dos contos do maravilhoso Padre Brown, o famoso personagem de Chesterton, se dá um diálogo mais ou menos como se segue:


O homem pequeno rompeu o silêncio e falou assim:

—Onde esconderá um grão de areia um sábio?

—Na praia —disse o homem alto em voz baixa.

O pequeno mexeu a cabeça, e após um curto silêncio disse:

—Onde esconderá uma folha o sábio?

O outro respondeu:

—No bosque.

(...)

Caminharam em silêncio antes que o pequeno falasse:

—Sim, o sábio esconde um grão de areia na praia. Porém, se não houver uma praia por perto, o que faz? (...) Onde ocultará o sábio uma folha? No bosque. Porém... se não houver a mão nenhum bosque...?

—Está certo, está certo —gritou o irritável Flambeau—. O que fará então?

—Semeará e formará um bosque para ocultá-la —disse o sacerdote com voz opaca—. Um grave pecado! [1]


Isto sempre me veio à mente quando comecei descobrir como age Satanás para enganar o homem. O diabo não parou lá depois de ter enganado Eva no Éden, não. Ele tem continuado enganando diligentemente todos e cada um dos seres humanos, dia após dia, segundo após segundo. Veja só, se analisarmos as coisas desse modo, descobriremos que vivemos num mundo feito de... mentiras. Só mentiras. Praticamente NADA do que dissemos ser verdade, hoje, é mesmo uma verdade. São todas mentiras. Criadas pelo pai da mentira, simplesmente para esconder o tesouro mais valioso que o homem poderia chegar a achar alguma vez: a VERDADE.

E assim como na história do padre Brown o homem sábio semeia e cria um bosque só para esconder uma folha, assim Satanás tem criado um mundo de mentiras, só para esconder uma única verdade. Porém, ânimo! A pérola de grande valor está ali mesmo, escondida, sim, mas não impossível de ser achada. Esse mundo que Satanás tem inventado é um mundo de "falsas verdades", pois é assim que ele faz as coisas. Primeiro, Satanás não trabalha com matéria prima, ele só pode trabalhar com as coisas já feitas por Deus. De fato, ele só consegue deformar, nunca formar. Porém, aparentemente, com isso alcança para enganar milhões de idiotas seres humanos...

Então, nesse mundo criado por Satanás, as coisas "parecem ser" verdadeiras, mas não são. A sabedoria humana está cheia de "parece que", idéias pré-concebidas, pré-elaboradas, pré-digeridas, pré... pré... pré... mas nem sempre conferidas e muito menos provadas. E por isso mesmo, quando colocadas em funcionamento, dão errado. Falham. Caem. Não dão certo. Não prestam. Pois não são pérolas verdadeiras, mas pedras falsas, cacos de vidros de cores.

Satanás não se conforma com inventar uma mentira com a qual você pode chegar a comparar o original. Não, ele sabe que o homem não é tão burro assim. Por isso, inventa um milhão de cópias, todas falsas, todas muito parecidas, mesmo que não exatamente iguais, com pequenas variações como para que cada um possa escolher a sua própria, ao seu gosto particular. É como numa casa de espelhos, daquelas das antigas férias circenses. Você quase que não consegue distinguir qual é a imagem verdadeira das falsas. Mas você sabe que uma só é a verdadeira, e todas as outras são, simplesmente, CÓPIAS FALSAS.

E assim o diabo mantém aprisionada a humanidade. Presa de mentiras, achando que são verdades. Você pode me dizer qualquer coisa que lhe vier à mente, e num 90% das vezes, se abrir os olhos, descobrirá que se trata de mentira demoníaca. Por exemplo, quase a totalidade do "saber" humano. Não que não exista sabedoria humana, nem que o homem não tenha feito grandes descobertas e profundos estudos das coisas deste mundo, não exageremos que não queremos ver fantasmas onde não há. Porém, em cada matéria de estudo, junto das coisas reais e verdadeiras que foram descobertas pelo estudo de homens sábios, chega o demônio e ajunta, bem ao lado, seus montes de mentiras. Começa mais ou menos dizendo: "É, muito bem, você já descobriu isso. Porém, o que você ainda não percebeu é..." e lá se vem uma daquelas mentironas grosseiras, que nem uma criança acreditaria nelas, mas nós, humanos caídos, abraçamos com fervor doentio. E depois dessa, mais outra mentira, e outra, e outra... até cobrir por inteiro aquela verdade que tinha sido descoberta, e transformá-la numa rainha babilônica coberta de jóias de mentira. Bonita! Mas falsa.

Deste tipo de coisas está cheio nosso mundo, e tanto mais o nosso mundo atual, onde com as "maravilhosas" descobertas da globalização, a televisão e a internet Satanás conseguiu montar um caos total e já perfeitamente organizado (a SEU gosto e para SUA conveniência, é claro), no qual os homens nascem, vivem, se reproduzem e morrem quase sem conhecer a verdade. É uma espécie de Matrix da vida, viu? Um lugar onde os seres humanos levam suas vidas desde o começo até o fim, sem se aperceberem da verdadeira realidade na qual estão imersos. Mas às vezes aparecem os Neo que vivem inconformados não sabem por quê nem de quê, até que se desconectam da "central" e começam a enxergar...

Então, quando você nasce de novo é como se se desconectasse do mundo no qual antes vivia com total conformidade, e começa a ver as coisas, aos poucos, como elas verdadeiramente são... mentiras, e não verdades. "Mas como pude ter acreditado nisso?", dizemos para nós a cada passo que avançamos em nossa vida de cristãos, re-descobrindo a realidade e vendo as coisas, verdadeiramente, como elas são. Custa um terrível trabalho. Mais do que um esforço físico, trata-se de um esforço mental, o fazer cair as fortalezas que dominavam em nossas mentes, nossas idéias, nosso suposto "saber". Ora, você pode imaginar o rapaz voltando ao mundo "falso", olhando em volta e descobrindo, espantado, todas e cada uma das mentiras que agora vê e nas quais antes acreditava piamente... e então aparecem seus velhos amigos, convidando-o a fazer as mesmas velhas atividades. Como esse rapaz poderá explicá-lhes que agora ele vê as coisas como elas são? E que agora que VÊ, mesmo, não sente o menor prazer em fazer essas coisas que antes gostava tanto? Se falar, eles não acreditam (porque não entendem, não podem entender), e se não falar, eles zombam dele... Triste, mas... não se parece muito com a realidade do novo convertido? (do VERDADEIRO novo convertido, estou falando).


"10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? 11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. 12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. 14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. 15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. 16 Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem" (Mt 13.10-16)


E agora, que temos os olhos abertos, o que faremos, irmãos? Continuaremos com a antiga vida que tínhamos? Impossível! Não dá, não dá mesmo! É porque você já não se deleita com as antigas coisas, aliás, agora provocam verdadeiro nojo. Você não entende como era que antes você gostava de fazer aquilo, mas agora, simplesmente, não dá. É que agora somos morada do Espírito Santo, ele habita em nós, e onde ele está nada há que não seja santo... Este é o processo de santificação. Veja bem, não disse "salvação", disse "santificação". Depois de sermos salvos, começa o processo pelo qual o Espírito Santo "ajeita" nosso interior para que a presença do Deus do universo se manifeste em nós. Agora nós somos "terra santa", e o Espírito nos faz tirar não só as sandálias, senão também todas nossas velhas vestiduras, nossos "trapos sujos". Pois é necessário que nós diminuamos, e que Ele cresça, dentro de nós, até o dia ser perfeito.

Todavia, passaremos a vida inteira nesse processo, e quanto mais sejamos santificados, mas choraremos e nos lamentaremos por aquelas partes "rebeldes", endurecidas, que permanecem em nós e que ficarão conosco até a ressurreição final dos nossos corpos. Não digo com isto que paremos de nos lamentar nem de pedir, desejar e nos esforçar por mudar essas partes, achando que é inútil. "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Rm 6.1-2). Nós estamos mortos para o pecado! Você entende isso? Se você não compreende, peça graça a Deus para conseguir entender. É absolutamente necessário, pois se não entender isso, você simplesmente ficará entalado, não conseguirá avançar mais. Falo isto somente para que os irmãos não caiam em desespero total. Continuemos chorando, mas continuemos também esmurrando nossos corpos (nossas almas), e por acima de todas as coisas, louvemos e agradeçamos a Deus, pois em nos gozarmos nEle está nosso alimento e força para cada dia. Pois no mundo teremos aflições, mas somos ordenados a termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo.


Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. (1 Jo 4.4)



[1] De "A mostra da Espada Quebrada", de "O candor do Padre Brown", G. K. Chesterton.

0 comentários:

Por Que Trabalhamos
"Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo"
(1 Co 2.12-16)
Como Trabalhamos
"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos" (Zc 4.6)
"Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada" (Mt 10.34)
"Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo" (Rm 9.27)
Para Quem Trabalhamos
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz...
....................................................................

BEF -Biblioteca Evangélica Filadélfia

ESCREVA-NOS:

Seguidores

Arquivo do Blog